Após as regras do Decreto Salvini para naturalização, um novo obstáculo foi colocado para milhares de brasileiros que tem o direito de se naturalizar: o certificado obrigatório de proficiência em italiano nível B1.
Aprender a língua italiana é uma delícia, e é considerada uma das mais bonitas. No Brasil existem muitos lugares onde você pode aprender o idioma, mas nem todos são recomendados pelos consulados e especialistas em italiano.
Eis aqui esse artigo, especialmente para você que está procurando um bom estabelecimento para estudar italiano e fazer sua Prova B1 para CITTADINANZA!
Onde fazer a prova B1?
Antes de recomendarmos os pontos onde você pode fazer a prova de proficiência, precisamos falar onde será feito o estudo da língua italiana. Ao público estrangeiro que deseja estudar italiano, o próprio poder administrativo separa alguns Institutos Culturais que fornecem o ensino para adultos, mediante o pagamento de uma taxa. Veja a lista abaixo com os principais centros:
Belo Horizonte: Fondazione Torino;
Curitiba: Centro di Cultura Italiana; Dante Alighieri;
São Paulo: Comites; Instituto Italiano di Cultura di San Paolo; Scuola Italiana Eugenio Montale
Rio de Janeiro: Comitato Dante Alighieri; Istituto Italiano di Cultura;
Além disso, nos mesmos lugares onde você estudar, é possível fazer a prova de proficiência! Portanto, na própria instituição de ensino, você já pode ser direcionado para a prova, e consequentemente, conseguir seu certificado B1 para apresentar no seu pedido de naturalização.
Quais as diferenças entre cada certificado?
Como principais, temos, por exemplo, os Certificados de Italiano CELI e CILS, ambos são títulos que declaram o grau de competência em falar e se comunicar em italiano. A diferença da emissão é tão somente fruto da prova que foi feita:
Convenção CELI (Universidade para Estrangeiros de Perugia);
CILS (Universidade para Estrangeiros de Siena);
Convenção IT – ele.IT (Universidade de Estudos Roma Ter);
Convenção PLIDA (Sociedade Dante Alighieri).
Dessa forma, as nomenclaturas vêm muito mais vinculadas à convenção que guiou a prova do que realmente a validade da mesma. Todas as certificações são aceitas, desde que seja comprovado o nível através da Prova B1. Está pronto? Faça o simulado online com "Italiano na Prática" com o Prof. Silas Massini, veja como é estruturada a prova e se seria aprovado. A prova divide em 04 partes: Parte 1: Compreensão da leitura Parte 2: Gramática Parte 3: Compreensão de Escuta Parte 4: Prova Oral E boa sorte !
Comments